Nossas Soluções

Estruturação de ODS, Data Warehouse e Data Marts

A utilização de estruturas de dados consolidados (Operational Data Store – ODS – ou o Data Warehouse – DW – e seus Data Marts) para suporte à operação e para a tomada de decisões estratégicas e críticas para o negócio da empresa, aumenta a necessidade de estes ambientes apoiarem-se em informações válidas, confiáveis, de qualidade e disponíveis no tempo certo.

Os ambientes de dados consolidados devem ser construídos sobre alicerces seguros, pois as informações neles contidas serão a base para o planejamento e a execução de ações e estudos importantes, como por exemplo o Business Intelligence (BI) e o Analytics. Entretanto, muitas empresas continuam operando e tomando decisões sem um conhecimento prévio da real qualidade dos dados envolvidos, permitindo a produção de resultados inesperados e a consequente descrença nos sistemas.

Nos ambientes de ODS e DW de uma empresa, a consolidação de dados e a obtenção de indicadores sobre sua qualidade são tarefas complexas, que envolvem a análise de informações vindas de diversas fontes, capturadas em momentos diferentes e por processos distintos. O processo de Qualidade de Dados nestes ambientes serve para garantir a qualidade das informações, desde sua extração dos sistemas legados, passando por sua transformação e consolidação, até sua carga nos repositórios finais – o chamado Data Preparation.

Além de guardar as próprias informações, estes projetos devem prever o registro dos mais diversos metadados, que explicam tanto o significado de cada pedaço da informação, como também o seu fluxo de produção – a chamada linhagem do dado ou Data Provenance.

As principais características de projetos de Qualidade de Dados para ODS e DW são:

• Grande volume de informações;
• Multiplicidade de origens de dados;
• Multiplicidade de tecnologias, padrões e significados;
• Levantamento e escolha da melhor origem para cada informação;
• Grande volume de regras de transformação e de negócio (simples e complexas);
• Intenso tratamento de informações de negócio (não cadastrais);
• Rigorosa observância dos critérios de unificação dos dados.

Além da construção e manutenção dos repositórios consolidados, estes ambientes demandam forte integração de dados e sistemas, seja em lote ou em tempo real.

Uma das principais especialidades da Assesso, a integração de dados (em suas diferentes modalidades) é uma tarefa fundamental para garantir o necessário fluxo das informações entre os diferentes sistemas transacionais e analíticos das organizações.

Por meio do DataCare®, é possível estabelecer processos de troca de informações entre sistemas, em modo batch ou online, de forma síncrona ou assíncrona, promovendo a necessária conversão de formatos para atender aos diferentes padrões de representação de dados existentes nos diferentes repositórios.