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Gestão da Informação e Qualidade de Dados

A criação e o desenvolvimento de novas tecnologias implicaram em um uso cada vez mais crescente da informação. No universo corporativo, cada vez mais, os processos produtivos e de decisão baseiam-se em imensos volumes de informação que circulam e se acumulam pelos bancos de dados das empresas, coletados das mais diferentes maneiras. Junto com este modelo de operação vem a preocupação com o risco de se basear em informações não confiáveis e de má qualidade, o que pode levar a decisões erradas, às vezes até desastrosas.

Sendo assim, é fundamental que as organizações passem a considerar a informação como um importante ativo e, neste contexto, a Gestão da Informação ganha importância cada vez maior. Entre outros fatores, a informação confiável e de boa qualidade auxilia a conquista de novos clientes, proporciona o aumento da receita e permite a redução de custos. No entanto, informação de má qualidade provoca ineficiência operacional, compromete a tomada de decisões por levar a conclusões equivocadas, desgasta o relacionamento e ainda abala a confiança dos clientes.

Entre os fatores que justificam a adoção de um processo de Gestão da Informação, podemos destacar:
• Falta de confiança nas informações como suporte à tomada de decisões;
• Dificuldade para execução de ações de incremento de vendas, como cross-selling e up-selling;
• Ineficiência de ações operacionais e de relacionamento que envolvem contato com o cliente, pela falta de uma visão única e completa de seus dados;
• Penalidades devido a obrigações impostas por órgãos regulatórios;
• Visão distorcida pela existência de multiplicidade de silos de dados com informações duplicadas e conflitantes;
• Dificuldade para migração de dados em projetos de adoção de novas plataformas.

Se a sua organização depara-se com os problemas acima, é hora de estabelecer um programa de Gestão da Informação. Para sua implantação, a Assesso desenvolveu uma metodologia baseada nos princípios e fundamentos do programa CDO/TDQM (Chief Data Officer / Total Data Quality Management) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos centros mundiais de excelência em tecnologia aplicada aos negócios. Nesta metodologia, são avaliados os diversos aspectos – ou dimensões – da Qualidade de Dados, como a consistência, a atualidade, a acessibilidade e a facilidade de entendimento, entre outros. Além disso, a nossa metodologia é aderente ao Data Management Maturity (DMM) Model®, modelo de maturidade de gestão de dados desenvolvido pelo CMMI Institute.

Entre em contato conosco e entenda como a Gestão da Informação pode ajudar a sua organização a alcançar os seus objetivos.