Nossas Soluções

Master Data Management (MDM)

O Master Data Management (MDM) é um extenso conjunto de tecnologias, serviços e processos para criar, manter e disponibilizar uma visão completa e integrada das principais entidades de negócio de uma empresa, como clientes, materiais, serviços, parceiros e fornecedores. Nos tempos atuais, em que os mercados evoluem de maneira muito rápida e as informações são cada vez mais utilizadas tanto para o suporte à decisão quanto para a operação, as organizações precisam garantir que os dados cadastrais – ou mestres – sejam padronizados, qualificados e unificados, de forma que possam ser compartilhados e consumidos por todas as suas áreas.

No caso do cadastro de clientes, o MDM provê a consolidação e gerenciamento das informações captadas em todas as fontes disponíveis na organização, tais como: departamentos de vendas, e-commerce, serviço ao cliente, financeiro e jurídico. O MDM também permite a integração dos diversos canais de venda e relacionamento com cliente utilizados pelas empresas, como loja física, web, mobile, SMS, e-mail e demais tipos de interação.

Já no caso de materiais, o MDM provê a consolidação e o gerenciamento das informações produzidas e consumidas por toda a organização, como, por exemplo, departamentos de compras, estoque, engenharia e produção. Quando corretamente construído, o MDM de materiais proporciona qualificação, padronização, unificação dos dados mestres e flexibilidade para integração dos dados com os sistemas consumidores. O projeto de MDM aprimora o fluxo de cadastro das informações relacionadas aos materiais, proporcionando maior controle do processo e precisão nas informações cadastradas, sejam técnicas, contábeis ou tributárias.

Os projetos de MDM da Assesso aplicam uma metodologia que prevê o mapeamento do fluxo da informação, o diagnóstico da qualidade das informações, a aplicação de padrão descritivo de materiais e serviços (PDM e PDS), a modelagem do repositório de dados e a definição de todas as regras de tratamento e de negócio que compõem um ambiente de gestão de dados mestres. Além disso, estes projetos são suportados pela versão MDM do DataCare®, que implementa os principais componentes de um projeto MDM: serviços de qualidade de dados, serviços de repositório de dados, flexibilidade para implementação de diferentes formas de consumo e publicação de dados, suporte a processos de data stewardship, gestão de métricas de qualidade das informações e portal de cadastro.