Nossas Soluções

Gestão da Informação e Qualidade de Dados

Qualidade de Dados

A criação e o desenvolvimento de novas tecnologias implicam em um uso cada vez mais crescente da informação. No universo corporativo, cada vez mais, os processos produtivos e de decisão baseiam-se em imensos volumes de informação que circulam e se acumulam pelos bancos de dados das empresas, coletados das mais diferentes maneiras. Junto com este modelo de operação vem a preocupação com o risco de se basear em informações não confiáveis, por má qualidade de dados, o que pode levar a decisões erradas, às vezes até desastrosas.

Sendo assim, é fundamental que as organizações passem a considerar a informação como um importante ativo e, neste contexto, a Qualidade de Dados ganha importância cada vez maior. Entre outros fatores, a informação confiável e de boa qualidade auxilia a conquista de novos clientes, proporciona o aumento da receita e permite a redução de custos. No entanto, a má qualidade de dados provoca ineficiência operacional, compromete a tomada de decisões por levar a conclusões equivocadas, desgasta o relacionamento e ainda abala a confiança dos clientes.

A Qualidade de Dados é uma disciplina que aborda e avalia os diversos aspectos – ou dimensões – dos dados, como a consistência, a atualidade, a acessibilidade e a facilidade de entendimento, entre outros. Seu objetivo é garantir que quem precisa da informação a receba de maneira íntegra, na forma correta e no tempo adequado, para que possa ser consumida com confiança e segurança, seja nos processos operacionais ou na tomada de decisões.

Entre benefícios obtidos com a melhoria da Qualidade de Dados, podemos destacar:

• Tomada de decisões baseada em informações confiáveis;
• Maior eficiência de ações operacionais e de relacionamento que envolvem contato com o cliente, em razão de uma visão única e completa de seus dados;
• Melhor identificação de oportunidades de incremento de vendas, como cross-selling e up-selling;
• Conformidade com obrigações impostas por órgãos regulatórios, evitando-se sanções e penalidades;
• Visão consolidada e compartilhada das informações, evitando-se a distorção originada pela multiplicidade de silos com dados duplicados e conflitantes;
• Maior facilidade para migração de dados em projetos de adoção de novas plataformas.

A Qualidade de Dados deve estar na base de projetos como CRM, Big Data, Business Intelligence e Analytics. Em tais projetos, a Assesso utiliza o DataCare®, sua solução completa para o tratamento de dados dos mais variados formatos.

Gestão da Informação

Se a sua organização depara-se com os problemas acima, é hora de estabelecer um programa de Gestão da Informação, que é definido como o gerenciamento conjunto de políticas, processos, pessoas e tecnologia, que visa estruturar e administrar os ativos de informação, com o objetivo de suportar a tomada de decisão, aprimorar a eficiência operacional e promover a rentabilidade do negócio.

A Gestão da Informação tem como principais objetivos:

• Entender as necessidades de informação da organização e dos consumidores.
• Zelar pela qualidade das informações nos processos de captura, armazenamento e consumo.
• Aprimorar continuamente a qualidade das informações.
• Maximizar o uso e o valor efetivo da informação na organização.
• Atender aos requisitos regulatórios do negócio da organização.

Para sua implantação, a Assesso desenvolveu uma metodologia baseada nos princípios e fundamentos do programa CDO/TDQM (Chief Data Officer / Total Data Quality Management) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos centros mundiais de excelência em tecnologia aplicada aos negócios.

Além disso, a nossa metodologia é aderente ao Data Management Maturity (DMM) Model®, modelo de maturidade de gestão de dados desenvolvido pelo CMMI Institute.

Entre em contato conosco e entenda como a Gestão da Informação pode ajudar a sua organização a alcançar os seus objetivos.