Nossas Soluções

Governança de Dados

O programa de Gestão da Informação de uma organização afeta diretamente suas áreas estratégica e operacional, e seu sucesso depende muito da maneira como é conduzido. Por isso, é muito importante adotar a função de Governança de Dados.

A Governança de Dados define os papéis e as responsabilidades dos diversos participantes do programa e gerencia a execução das ações e resultados obtidos, de forma a aferir sua eficiência e eficácia, permitindo promover ajustes em seu curso e garantir que as informações sejam tratadas como um ativo da organização. É seu papel monitorar o progresso das diversas frentes do programa, como por exemplo:

• Alinhamento permanente com a estratégia de negócio e os objetivos da corporação e atendimento das necessidades de dados;
• Criação e manutenção de padrões de arquitetura de dados e de integração, em conjunto com a estrutura de TI;
• Facilitação das iniciativas técnicas e operacionais para a melhoria da Qualidade de Dados e a sua disponibilidade para as áreas consumidoras.

Além disso, a Governança de Dados determina as regras para a obtenção e a utilização de dados, além de estabelecer as bases para a monitoração e a avaliação do programa e efetivamente gerenciá-lo. Esta função trata ainda dos seguintes requisitos:

• Políticas e padrões de aquisição, manutenção e utilização dos dados;
• Definição de métricas e critérios de monitoração da qualidade e dos fluxos de coleta, armazenamento e consumo dos dados;
• Segurança e acessibilidade dos dados: acesso somente para quem precisa, no momento necessário;
• Garantia do atendimento das questões regulatórias.

A Assesso auxilia as organizações na criação e atuação da Governança de Dados, de forma a garantir o máximo proveito de seus programas de Gestão da Informação.