Gestão de dados: como funciona e por que é importante para qualquer empresa

Por assesso em 13 de maio de 2019.

Gestão de Dados: essencial para todas as empresas

Gestão de Dados: essencial para todas as empresas

Sua empresa tem informações importantes que não são tratadas como estratégicas e valiosas? Se a resposta é sim, fique atento: você pode ser “engolido” pela concorrência! O Data Analytics já está se tornando parte do valor das empresas e também artifício contra os concorrentes, ao contribuir positivamente para a rentabilidade dos negócios e a reputação no mercado. Com uma Gestão de Dados eficiente, que compila, analisa, qualifica e integra as informações, as empresas têm um suporte confiável para a tomada de decisões, facilitando as relações comerciais e a obtenção de uma maior credibilidade e margem de lucro.

Estes dados podem estar relacionados ao perfil dos clientes, como seus hábitos de consumo e localização, assim como aos dados transacionais, àqueles gerados por máquinas, compras e navegação. Todas estas informações podem impactar no direcionamento dos negócios no curto, médio e longo prazo.

A informação, por si só, já é reconhecida como um ativo das empresas, embora ainda não esteja presente no balanço patrimonial. Isso significa que a gestão das informações passa a ser uma estratégia de negócio, melhorando a qualidade dos dados e quantificando seu valor e riscos de diversas maneiras.

As empresas que sabem administrar seus dados internos e externos também ganham competitividade no mercado, já que os processos se tornam mais eficientes e confiáveis. Isto é reforçado, inclusive, em previsões do Instituto Gartner: até 2021, segundo a empresa de pesquisas, as organizações devem ser mais valorizadas por suas informações e dados.

Gestão de Dados é aliada das empresas na busca de eficiência nos negócios

A Gestão de Dados define políticas, padrões, processos e tecnologia para captura e uso de dados. É um serviço indispensável às organizações que não querem ser superadas pela concorrência. Uma Governança boa e inteligente é um antídoto contra dados incorretos ou conflitantes , e deve estar alinhada aos fatores regulatórios. Caso contrário, esses erros podem causar falta de confiança nas informações, dificultando a adoção de estratégias mais assertivas, tanto no ambiente interno quanto no externo. Além de dificultar a comunicação com o cliente no modelo omnichannel, em que ele é reconhecido em todos os pontos de contato, sejam online ou off-line.

De acordo com o Diretor de Soluções para Gestão de Dados da Assesso, Mario Cervi, a implementação efetiva de uma política de gestão de dados depende da compreensão das necessidades da empresa e de seus processos. “Zelar pela qualidade nos processos de captura de informações, no seu armazenamento, na sua transformação e utilização, além de aprimorá-las continuamente, é um dos objetivos da gestão e governança de dados. Neste contexto, as empresas precisam investir em profissionais e ferramentas que organizem e preparem os dados para a operação, o Business Intelligence e o Analytics”, aponta Mario.

A Transformação Digital deve ser adotada em todas as fases da cadeia de valor do negócio

Os responsáveis por essas tarefas devem estar aptos a dar suporte ao processo de transformação digital, principalmente no que se refere à adoção de tecnologias digitais em todas as fases da cadeia de valor do negócio, além do suporte às estratégias corporativas, à eficiência e redução de custos, fatores estes relacionados diretamente com a melhoria dos processos de negócio.

A aplicação correta da Gestão de Dados é, portanto, essencial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de proporcionar o aumento da vantagem competitiva e da rentabilidade. Para sobreviver à transformação digital orientada pelos dados, as empresas devem implementar novos processos e soluções tecnológicas adaptadas às demandas do negócio e ao BI. Por isso, funções como cientistas de dados (Data Scientists), engenheiros de dados (Data Engineers) e CDO (Chief Data Officer) passam a ser essenciais para as empresas que querem ser cada vez mais eficientes.

Assesso: Gestão da Informação e Qualidade de Dados

A Assesso é especialista no desenvolvimento de projetos de Gestão e Qualidade de Dados. Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar a sua organização a alcançar os objetivos.